Paixão nacional: as 15 formas de pedir um café em Portugal
É uma autêntica paixão nacional e tem fama de ser um dos melhores do mundo. Conheça as 15 formas de pedir um café em Portugal.
É uma paixão nacional e temos fama de ter um dos melhores cafés do mundo. Mas pedir um café pode ser uma tarefa complicada, especialmente para um turista pouco habituado a estes termos. Recomendamos que memorize as formas de pedir o tipo de café que mais lhe agrada.
Todos sabemos que basta passar a fronteira para o café se transformar em água com um sabor estranho e, por isso, aproveite para desfrutar deste pequeno prazer enquanto está em solo nacional. Conheça as 15 formas de pedir um café em Portugal.
Vamos as dicas:
- Xícara é chávena
Em Portugal, chama-se o recipiente doméstico próprio para servir bebidas quentes de chávena. Em outras palavras, a xícara é chamada de chávena. A expressão xícara caiu em desuso em Portugal, aparecendo apenas em alguns romances do Séc. XIX.
- Chávena Escaldada
O café pode ser feito utilizando a “chávena escaldada”, que nada mais é do que ser servido na xícara muito quente. Para que o café seja servido dessa forma, é preciso pedir. Se nada disser, o café será servido na xícara um pouco menos quente.
- Café expresso
Para pedir um café expresso (ou espresso como dizem os italianos) basta dizer “um café, por favor”. Normalmente, o café expresso é aquele que a xícara é enchida até a metade ou um pouquinho a mais que a metade.
Na região de Lisboa, também se costuma dizer “uma bica, por favor” para pedir o simples café expresso. O termo “bica” vem de Beba Isso Com Açúcar. Já no Porto pode-se pedir “um cimbalino, por favor”.
Em resumo, Bica em Lisboa, Cimbalino no Porto e café em todo lado.
Fonte: portugalcomgraca
VAMOS OS TIPOS DE CAFÉ:
01
Abatanado
- Abatanado: é o café controverso: “são duas bicas mais um bocadinho de água“ ou “uma bica com um pouco de água“. Há quem diga que é exatamente a mesma coisa que um duplo.
02
Carioca
- Carioca: é um “segundo café”: ao colocar-se o grão na máquina, tira-se um café mas não se enche a chávena. Só depois é que se tira outro café, com os mesmos grãos, que desta vez irá sair mais fraco.
03
Italiana
- Italiana: café muito curto (no máximo até meia chávena).
04
Meia de leite
- Meia de leite: tira-se um café numa chávena grande e enche-se o restante com leite quente.
05
Galão
- Galão: igual à meia de leite mas num copo.
06
Café duplo
- Café duplo: duas dosagens de café numa chávena de meia de leite frio.
07
Pingado / pingo (no norte)
- Pingado/pingo (no norte): é um café com um pouco de espuma de leite.
08
Garoto (no sul)
- Garoto (no sul): é um café com um pouco de espuma de leite.
09
Descafeinado
- Descafeinado: também tem cafeína, no entanto, em menores quantidades do que um café normal.
10
Café em chávena escaldada
- Café em chávena escaldada: a chávena é aquecida na máquina de café através da pulverização com água muito quente.
11
Café em chávena fria
- Café em chávena fria: ou não aquecida (alguns sítios passam a chávena por água para arrefecer, noutros têm as chávenas no expositor das bebidas para ficar realmente fria).
12
Café com cheirinho
- Café com cheirinho: O “cheirinho” significa um toque de “bagaço” que também pode ser tomado como digestivo.
13
Café sem ponta
- Café sem ponta: tira-se um café e só se coloca a chávena por baixo do manipulo depois de saírem as primeiras gotas.
14
Carioca de limão
- Carioca de limão: não tem café, é apenas água fervida com uma casca de limão, num género de chá. Pode pedir-se também curto ou em chávena grande.
15
Café com gotas de limão
- Café com gotas de limão: dizem que tira as dores de cabeça.